quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Semana literária #5

"Eu irei ficando velho, feio, horrível. Mas este retrato se conservará eternamente jovem. Nele, nunca serei mais idoso do que neste dia de junho... Se fosse o contrário! Se eu pudesse ser sempre moço, se o quadro envelhecesse!... Por isso, por esse milagre eu daria tudo! Sim, não há no mundo o que eu não estivesse pronto a dar em troca. Daria até a alma!".


Hoje irei falar de um livro que é considerado um clássico. Gerou muita polémica quando foi publicado (tal como as 50 sombras o ano passado).



Resumidamente, fala de um jovem chamado Dorian que quer ficar jovem e belo para sempre. É do tipo de filmes que serve para refletirmos.
O que me faz gostar tanto dele é o facto de se manter atual e já passaram mais de 100 anos desde a sua 1º publicação.
É uma crítica à sociedade daquele tempo, apesar de ainda ser verdadeira


Neste país basta um homem ter classe e inteligência para que todas as línguas vulgares o difamem. E que tipo de vida levam essas pessoas que fazem julgamentos morais? Meu caro amigo, esqueces-te que vivemos na pátria dos hipócritas.



O único meio de livrar-se de uma tentação é ceder a ela. Se lhe resistirmos, as nossas almas ficarão doentes, desejando as coisas que se proibiram a si mesmas, e, além disso, sentirão desejo por aquilo que umas leis monstruosas fizeram monstruoso e ilegal..





And the last but not the least:

"Hoje em dia as pessoas sabem o preço de tudo, mas não sabem o valor de nada."

2 comentários:

  1. Respostas
    1. eu adoro. quando o li, pela primeira vez, tive um mês a pensar nele. é ótimo. Também há o filme, mas não é tão bom

      Eliminar