quinta-feira, 19 de junho de 2014

Curiosidades do mundo atual



Esta semana andei muito ocupada por causa do exame de português e na próxima semana tenho o de matemática. Como tal, e o tempo também não me permite pensar noutra coisa, tenho sentido necessidade de cultivar a minha mente com factos históricos:





1. O presidente americano Abraham Lincoln era um grande amante das peças de Shakespeare e frequentemente recitava passagens do autor a seus amigos. Ironicamente, foi morto por John Wilkes Booth, um famoso ator shakespeariano.



2. Romeu e Julieta tinham, respectivamente, 17 e 13 anos, quando se viram pela primeira vez e juraram amor eterno;




3. A canção Je t'aime … moi n'on plus foi proibida em Portugal e no Brasil na época em que foi lançada, pela sua controvérsia e por ser considerada como atentado aos costumes pelo regime salazarista e pelo governo da ditadura no Brasil, vigentes na época.

4. Conta-se que um dia Beethoven foi visitar o irmão mais novo, Johann, que a essa altura era um homem rico. Na entrada da mansão, um criado ofereceu-lhe, numa salva de prata, um cartão de visitas onde estava escrito: "Johann van Beethoven, proprietário de terras". O compositor pegou o cartão e, instantes depois, devolveu-o ao criado, após escrever no verso do papel a seguinte anotação: "Ludwig van Beethoven, proprietário de um cérebro".


5. A versatilidade e o talento de Leonardo da Vinci nunca surtiu dúvidas: ele foi cientista, engenheiro, anatomista, botânico, inventor. E pintor, claro. Com base em registros históricos e em escritos pessoais, biógrafos de Da Vinci deduzem que o gênio teria sido homossexual. Leonardo passou, inclusive, por um tribunal após ser acusado de sodomia com um homem prostituto. A acusação não foi adiante, mas os boatos a respeito da sexualidade de Da Vinci permanecem até hoje.


6. Rasputin teria sido fuzilado, sendo atingido por um total de onze tiros, tendo no entanto sobrevivido; foi castrado e continuou vivo, somente quando foi agredido e o atiraram inconsciente no rio Neva ele morreu, não pelos ferimentos, mas por hipotermia. Existe um relato de que, após o seu corpo ter sido recuperado, foi encontrada água nos pulmões, dando apoio à ideia de que ele ainda estava vivo quando jogado no rio parcialmente congelado.





8. Para terminar: 
                  “Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo.”                                                                                                             Eça de Queirós

8 comentários:

  1. :))) Fiquei presa no 1º gif:))) a lei do retorno is the best:))) A minha mais velhinha chegou a casa frustrada: Andei eu a esfalfar-me p'ra isto?! Nem Gil Vicente, nem Lusíadas...coitadinha:)

    Parabéns a ti também...deixa...mais vale saber a mais do que a menos!:)))

    jinhooooossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já soube que também não saiu praticamente nada literário no de 9º, mas o de 12º também foi parecido.
      haha, sim, o 1º gi é um espetáculo mesmo xd
      Espera para veres o meu próximo post...ficou uma coisa engraçada ;)

      Eliminar
  2. A ultima frase do Eça de Queiros é qualquer coisa hehe

    ResponderEliminar
  3. Adorei a última, do Eça de Queiroz, é mesmo linda ;D

    R: Hahah, podes crer xD

    ResponderEliminar
  4. Adorei a citação do Eça de Queirós ahahha xD Já sabia algumas, e o meu irmão contou-me ainda esta semana aquela sobre o Rasputin e surpreendeu-me imenso! Agora usamos a frase "deve ter morrido de hipotermia" como piada xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só houve 2 que eu descobri esta semana, a maioria delas também já as sabia, visto que eu sou muito curiosa para estas coisas :p
      Mas a morte de Rasputin é alguma coisa...meio estranha hehe :)

      Eliminar