sexta-feira, 16 de maio de 2014

Porque amanhã pode já ser tarde

"Os dias correm agora tranquilos e serenos, vivo uma paz tão inesperada e ao mesmo tempo tão desejada! Estamos juntos, não sei por quanto tempo, mas estamos felizes e enquanto estivermos assim, faremos tudo para continuar o nosso caminho.

A palavra chão ganhou um novo significado. Não penses que perdi a capacidade de voar, nada disso.

Apenas mudei a minha visão, a minha perspetiva das coisas.

(...)

Podemos demorar muitos anos até conseguir passar por cima das coisa sem mágoa. Primeiro vem o esforço, depois o falso esquecimento. Seguem-se o rancor, a revolta, a sensação de impotência. Tantas vezes nos atiramos para os braços de outro homem, pensando que esse é o caminho mais curto para esquecer alguém, e tantas vezes esse é o caminho que se revela mais longo!

Há mesmo um dia, meu querido, em que chega a liberdade, dia D do coração. Nunca é quando queremos, apenas e só quando estamos preparados. E para nos prepararmos só é preciso querer. Quantas e quantas vezes as pessoas usam o verbo querer de forma errada! Quando eu dizia que não te conseguia esquecer, a verdade é que não queria esquecer-te. Tu alimentaste a minha inspiração durante demasiado tempo e nada é mais difícil de uma pessoa se libertar do que um hábito que lhe traz benefícios.

Querer e conseguir não são o mesmo; só consegues quando queres, o contrário não é possível. Escrevo para me ler e para me ouvir, porque também preciso das minhas palavras. Preciso que elas me alimentem sem que ao mesmo tempo me matem. Palavras de alento e de esperança, agora com os pés na terra, em vez de voar como um pássaro atrás de quimeras. Quantas vezes os oásis mais desejados não passam de viragens!

O amor é outra coisa. Constrói-se do chão, levantando pedra atrás de pedra, como se de penas se tratasse. Sem medo, com calma, sem esforço, apenas com vontade."




Excertos retirados do livro O Dia em que te esqueci de Margarida Rebelo Pinto





2 comentários:

  1. A Margarida Rebelo Pinto escreve muito bem, mas não sou grande fã dela :)

    ResponderEliminar